InPost: responsabilidade ambiental e logística sustentável
Na InPost, estamos comprometidos com a sustentabilidade e a responsabilidade social empresarial. Descubra como integramos práticas sustentáveis em todas as nossas operações e contribuímos para cuidar do ambiente e das comunidades em que operamos.
Na InPost, compreendemos a importância da sustentabilidade no mundo atual. O nosso compromisso com a sustentabilidade é fundamental para as nossas operações e serve de guia para todas as decisões que tomamos. Trabalhamos ativamente para minimizar o nosso impacto ambiental e contribuir para o bem-estar das comunidades em que operamos.
A nossa estratégia de sustentabilidade tem objetivos claros e mensuráveis. Alguns deles incluem a redução das emissões de carbono, a gestão eficiente dos recursos naturais e a promoção de práticas empresariais éticas e responsáveis.
Implementamos uma variedade de ações e programas concretos para promover a sustentabilidade que incluem a adoção de energias renováveis nas nossas instalações, a otimização da eficiência energética nas nossas operações, a promoção ativa da reciclagem e da redução de resíduos e o trabalho com organizações ambientais e comunitárias para incentivar mudanças positivas.
" O nosso compromisso com a descarbonização: objetivos aprovados pela SBTi"
O nosso compromisso com a descarbonização e a luta contra as alterações climáticas é firme. Temos o orgulho de anunciar que os nossos objetivos de redução de emissões foram aprovados pela famosa iniciativa Science Based Targets (SBTi): seremos Net-Zero até 2040.
A SBTi é uma colaboração entre o CDP (Carbon Disclosure Project), o Pacto Global das Nações Unidas (UN Global Compact), o World Resources Institute (WRI) e o World Wildlife Fund (WWF). Esta iniciativa dedica-se a definir e promover objetivos com base científica para ajudar as empresas a reduzir as suas emissões de gases com efeito de estufa e a cumprir os objetivos estabelecidos no Acordo de Paris.
Alinhados com a nossa visão de liderar a mudança para um futuro sustentável, estamos comprometidos com a descarbonização das nossas operações e com a redução significativa da nossa pegada de carbono. As nossas metas de redução de emissões foram rigorosamente avaliadas e aprovadas pela SBTi, que apoia a credibilidade e o alinhamento dos nossos objetivos com a ciência climática mais recente.
Redução das emissões na nossa frota: estamos constantemente a analisar as nossas rotas de modo a tornar a nossa frota totalmente amiga do ambiente.
Eficiência energética nas instalações e armazéns: implementamos medidas como a iluminação LED, sistemas de ar condicionado eficientes e melhorias na gestão da energia.
Utilização de energias renováveis: trabalhamos para garantir que as nossas operações sejam inteiramente alimentadas por energias renováveis.
Otimização das rotas e da carga: as nossas rotas são estáticas, o que facilita ao máximo a sua otimização. Além disso, utilizamos tecnologias e ferramentas que permitem a obter o máximo desempenho das nossas frotas e a otimização das rotas.
A nossa abordagem em matéria de descarbonização não é apenas de curto prazo. Estabelecemos o ambicioso objetivo de alcançar a neutralidade de carbono até 2040, seguindo assim as exigências científicas e contribuindo para limitar o aquecimento global a menos de 1,5°C, conforme estabelecido no Acordo de Paris.
Como parte do nosso compromisso com a transparência, publicaremos relatórios regulares sobre o nosso progresso na redução de emissões e no cumprimento dos nossos objetivos aprovados pelo SBTi. Estes relatórios constituirão uma forma de nos mantermos responsáveis e de partilharmos os nossos resultados do nosso caminho para a descarbonização. Pode consultar os nossos relatórios mais recentes para obter informações mais detalhadas sobre as nossas iniciativas e resultados aqui.
Convidamos todos os nossos stakeholders, desde colaboradores e clientes a fornecedores e parceiros de negócio, a juntarem-se a nós nesta importante missão de descarbonização. Juntos, podemos fazer a diferença e construir um futuro mais sustentável para as gerações vindouras.
“A Última Milha da InPost”
O último quilómetro, ou a última milha, do processo de entrega (conhecido como Last Mile, em inglês) é um aspeto fundamental da cadeia de abastecimento, e a sua eficiência pode fazer toda a diferença na experiência do cliente e no impacto ambiental. Na InPost, revolucionámos o serviço de entrega de encomendas com o nosso sistema de entrega não domiciliária.
Este serviço não só beneficia os consumidores, oferecendo-lhes maior comodidade e flexibilidade, como também tem um impacto positivo no comércio local e na redução das emissões de CO2.
Com este sistema de entrega nos Ponto Pack e Lockers, os benefícios são tanto para os clientes como para o ambiente. Ao optarem por levantar a sua encomenda num Ponto Pack, os consumidores contribuem diretamente para o aumento do tráfego nos comércios locais. Como? É mais provável que faça compras na loja onde vai levantar a sua encomenda. Esta sinergia entre o comércio eletrónico e o comércio local beneficia as empresas locais, aumentando o fluxo de clientes e, por conseguinte, as vendas.
Quanto aos Llockers, os da InPost são alimentados diretamente pela energia gerada pelos painéis solares que já têm instalados.
Para além do impacto positivo a nível do comércio local, a entrega em pontos de conveniência tem, obviamente, benefícios ambientais.
O serviço de entrega OOH tem um potencial de redução de emissões de carbono de cerca de 64 % em comparação com um serviço tradicional de entrega porta-a-porta. Isto deve-se ao facto da concentração das encomendas num ponto de conveniência reduzir o número de veículos necessários para efetuar a entrega, o que, por sua vez, reduz as emissões de CO2 associadas ao transporte.
Se os clientes optarem por ir a pé ou de bicicleta para recolher a sua encomenda, o potencial de redução das emissões aumenta ainda mais. Este potencial pode atingir os 88 %, o que significa que, ao evitar usar o automóvel, os clientes podem contribuir significativamente para a redução das emissões de CO2. A escolha de modos de transporte mais sustentáveis, como andar a pé ou de bicicleta, não só ajuda a reduzir a poluição atmosférica, como também fomenta um estilo de vida saudável e ativo.
O nosso compromisso com a Sustentabilidade e a Qualidade
Na InPost, o nosso objetivo é oferecer o melhor serviço possível aos clientes, bem como fortalecer a sustentabilidade do nosso sistema logístico. Assim o confirmam as Certificações ISO 14001 e ISO 9001, que são um reflexo da nossa liderança no setor e do nosso compromisso por um futuro mais verde e a excelência operativa.
ISO 14001 certifica a nossa abordagem responsável em termos de gestão ambiental, destacando os esforços por reduzir o impacto ambiental, cumprir as regulações e promover práticas sustentáveis no que diz respeito às operações de logística e transporte.
ISO 9001 destaca o nosso compromisso com a qualidade, garantindo processos eficientes e uma melhoria contínua para assegurar a satisfação do cliente e a otimização das operações.
Continuamos a trabalhar todos os dias para manter estes padrões e exceder as expetativas em todas as áreas de atividade.