O que é o phishing?


O phishing é uma técnica de fraude na forma de furto de identidade online cujo objetivo é obter os seus dados pessoais e informação confidencial (ex: autenticação e palavras-passe, números de cartão de crédito, etc.) fazendo-se passar por uma empresa.
Pode adotar a forma de correios eletrónicos ou mensagens SMS parecidos aos que são enviados por uma marca de confiança e que visam conduzi-lo a um site fraudulento.

Como empresa conhecida, a InPost também é vítima de furto de identidade por parte de indivíduos mal-intencionados com o objetivo de enganar os seus clientes.

COMO EVITAR ESTE TIPO DE FRAUDE?

  1. Nunca clique numa ligação para download.
    Tenha em conta que a Inpost nunca lhe pedirá para descarregar um ficheiro (dropbox.com, partage-fichiers.com, etc.), para fazer uma transferência bancária, enviar um SMS para fazer o seguimento da sua encomenda ou contactar um número de telefone com tarifa especial.
    O seguimento da sua encomenda deverá ser feito unicamente através da seguinte ligação: https://www.inpost.pt/seguimento-do-envio/. Caso tenha alguma dúvida em relação à entrega da encomenda, pode contactar-nos através do número + 351 211 245 624.


  2. Verifique sempre a morada de correio eletrónico de entrega.
    Esteja atento e verifique o domínio do remitente. Todos os nossos correios eletrónicos são enviados desde [email protected] ou [email protected], e nunca desde uma morada de @gmail.com, por exemplo.
    Também podemos enviar correios eletrónicos através dos sítios de comércio eletrónico com os quais trabalhamos como, por exemplo, a Inditex, H&M, Veepee, etc.

  3. Conheça os modelos de phishing.
    Pode consultar uma página oficial que detalha estas práticas de “phishing de encomendas” que afetam todas as empresas de entregas e proporciona vários links úteis: www.incibe.es/protege-tu-empresa/sectoriza2/logistica, bem como exemplos recebidos por alguns dos nossos clientes.

  4. Em caso de dúvida, entre em contacto connosco.
    Se acha que foi vítima de pishing ou recebeu um correio eletrónico que parece ser fraudulento, não hesite em entrar em contacto connosco através do correio eletrónico [email protected], ou em denunciá-lo.

    Esteja atento!

Olá, eu sou o Mat!

Adoraria ouvir a sua opinião!

Para continuar a melhorar.
Deixe aqui a sua avaliação, eu leio-o!

Mat, el emblemático cuadrado amarillo de Inpost
Fermer la boîte de dialogue

Ligar

Palavra-passe esquecida

Veuillez patienter